Android ganha recurso que protege dados de celular sem uso por muitos dias

Os celular e tablets com Android receberão um recurso de segurança adicional, informou o Google em uma atualização do Google Play liberada nesta segunda-feira (14). Após três dias sem uso, os celulares com o sistema serão reiniciados automaticamente para dificultar o acesso de agentes maliciosos aos dados do aparelho. 

A atualização acontece após a menção do recurso no código do Google Play Services no começo de abril. Inicialmente, se acreditava que essa proteção viria com o Android 16, mas a Big Tech iniciou o lançamento da função de reinicialização automática nesta semana.

As notas de atualização da versão 25.14 do Play Services indicam a chegada de uma novidade que “habilita um recurso futuro de segurança opcional, que reiniciará automaticamente seu dispositivo se ele for bloqueado por 3 dias consecutivos“.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O Google, no entanto, não informou se a função será liberada apenas no Android 16, como era esperado, ou se estará disponível em outras gerações.

Cabe ressaltar que, mesmo sendo uma atualização do Google Play, alguns recursos do ecossistema são exclusivos para versões mais recentes do Android.

Ferramenta vai proteger dados do celular

Também não há muitos detalhes sobre o funcionamento. Contudo, espera-se que o recurso funcione de maneira similar ao iOS, que força a reinicialização do iPhone se o aparelho passa muitos dias sem uso, na tela de bloqueio.

Dessa forma, o celular entra em um modo de bloqueio inicial, que mantém os dados criptogados e dificulta o acesso às informações do dispositivo. Para sair dessa tela, é preciso digitar a senha do dispositivo, uma vez que as ferramentas de biometria ainda estão desativadas.  

No caso do Android, o recurso de segurança vai reiniciar o celular ou tablet se o mesmo passar três dias sem uso.

Veja também:

VÍDEO: Instalar Android em um iPhone: é possível? O que acontece?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Rolar para cima