Após IA que ‘trabalha’ por 700 pessoas, Klarna quer humanos para atendimento VIP

A fintech Klarna chamou a atenção ao apresentar um assistente de IA que promete fazer o trabalho de aproximadamente 700 pessoas. Um ano depois, o CEO Sebastian Siemiatkowski quer deixar a automação para tarefas do dia a dia e manter os colaboradores focados em oferecer um “atendimento VIP” aos clientes.

A nova visão foi revelada nesta quarta-feira (4) durante um painel do SXSW de Londres, depois que Siemiatkowski foi questionado pela demissão de aproximadamente 700 funcionários em 2022 e pelos investimentos feitos pela companhia para automatizar o atendimento ao cliente nos últimos anos.

De acordo com o portal TechCrunch, o executivo contou que a fintech, de fato, parou de contratar mais pessoas para priorizar o uso de IA na operação e reduzir custos. Nisso, o número de funcionários caiu de 5,5 mil, em 2022, para aproximadamente 3 mil colaboradores atualmente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Porém, com o passar do tempo, a empresa pretende seguir o caminho contrário, com mais pessoas no suporte aos clientes. “Oferecer atendimento humano ao cliente sempre será algo VIP”, disse Siemiatkowski.

Dessa forma, a Klarna manter um esquema híbrido, com agentes de IA dedicado à tarefas repetitivas e colaboradores para oferecer uma experiência personalizada e mais próxima aos clientes

“Acreditamos que duas coisas podem ser feitas ao mesmo tempo. Podemos usar a IA para eliminar automaticamente tarefas chatas, trabalhos manuais, mas também prometemos aos nossos clientes uma conexão humana”, disse o executivo.

CEO da Klarna usou avatar virtual em vídeo gerado com IA para apresentar resultados da empresa (Imagem: Reprodução/YouTube)
CEO da Klarna usou avatar virtual em vídeo gerado com IA para apresentar resultados da empresa (Imagem: Reprodução/YouTube)

IA que faz o trabalho de 700 pessoas

Apesar de ser uma fintech com atuação no exterior, a Klarna vem chamando a atenção pelas suas decisões polêmicas recentemente. É o caso de um assistente de IA que faz um trabalho equivalente a 700 funcionários, segunda a empresa, anunciado no ano passado.

A empresa se envolveu em outros escândalos no passado. Em 2022, a fintech demitiu cerca de 700 funcionários com um vídeo gravado pelo CEO, segundo o portal Business Insider.

Segundo o executivo na época, o corte ocorreu devido aos impactos da guerra na Ucrânia, mudanças no comportamento de consumo, aumento da inflação, volatilidade do mercado de ações e a uma possível recessão.

Siemiatkowski também atraiu holofotes ao ser “substituído” por um avatar de IA em um vídeo que apresenta os resultados operacionais da empresa, publicado no mês passado. 

Leia mais:

VÍDEO: O Apple Intelligence é um dos maiores problemas da Apple

 

Leia a matéria no Canaltech.

Rolar para cima