A última segunda-feira (7) foi um tanto turbulenta para o mercado acionário global. As novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causaram uma grande crise em algumas big trechs – com destaque para a Apple, que perdeu mais de US$ 640 bilhões em apenas três dias.
- Quais são os melhores iPhones para comprar?
- É melhor comprar iPhone usado ou Android intermediário novo?
Nas últimas 72 horas, a gigante norte-americana apresentou queda de 19% no valor das suas ações. O principal motivo da crise se deve à dependência da fabricante com o mercado chinês; a China foi o principal alvo das taxas de Trump, recebendo uma tarifação de 54% em exportações para os EUA.
A Apple também conta com linhas de produções em países como Vietnã, Tailândia e Índia – todos afetados pelas novas taxas. Essa nova realidade aumentará consideravelmente os custos da empresa na fabricação de qualquer um dos seus produtos, podendo levar a grandes prejuízos a longo prazo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para os analistas de mercado, a única alternativa viável para a Apple seria aumentar os preços dos seus produtos, a fim de cobrir os custos adicionais. No cenário atual, a expectativa é que os iPhones e outros dispositivos da marca sofram um aumento de aproximadamente 30% – do contrário, a fabricante poderia sofrer um prejuízo de cerca de 15% para cada produto vendido.
Apesar dessas previsões se referirem especificamente ao mercado norte-americano, a decisão também afetaria outros países, como o Brasil. Por se tratar de algo recente, a Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas existe a possibilidade de vermos o reflexo disso nos seus próximos lançamentos.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone 17 Pro virá com design menos chocante que o esperado, diz Gurman
- Novo celular resistente da Samsung vaza com especificações e imagens; veja
- Galaxy S25 x Galaxy S25 Plus: qual vale mais a pena comprar?
Saiba como transferir arquivos com segurança para o novo celular:
Leia a matéria no Canaltech.