A Microsoft alertou sobre um bug em uma atualização recente do Windows 11 que pode causar a temida ‘tela azul’ no computador. O erro é causado por uma falha no funcionamento de um módulo de segurança do sistema, e pode impedir o uso do PC até ser reiniciado.
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O aviso aparece nas descrições das atualizações KB5055523 e KB5053656. Os updates foram liberados para usuários do Windows 11 24H2 em 8 de abril e 27 de março, respectivamente.
Segundo a companhia, ao instalar os pacotes e reiniciar o computador, o erro de código 0x18B, com a indicação “SECURE_KERNEL_ERROR”, pode surgir no computador.
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Contudo, conforme observado em testes realizados pelo Canaltech, nem todos os dispositivos foram afetados pela falha.
Microsoft resolve falha pelo KIR
A Microsoft explica que a falha foi resolvida através do Known Issue Rollback (KIR). Após identificar uma falha numa atualização de software, o KIR funciona como uma espécie de “desfazer”, e altera apenas a parte do código necessária para correção do ocorrido.
“Observe que pode levar até 24 horas para que a resolução seja propagada automaticamente para dispositivos de consumidores, empresariais não gerenciados e empresariais não gerenciados por departamentos de TI”, disse a Microsoft. “Reiniciar seu dispositivo Windows pode ajudar a aplicar a resolução ao seu dispositivo mais rapidamente.”
Mas, caso o computador seja gerido por uma empresa, é necessária a intervenção dos administradores de TI daquela máquina. A equipe precisará instalar uma Política de Grupo para reverter a atualização.
Como verificar se a atualização foi instalada
Para identificar se o seu computador instalou as atualizações, faça o seguinte:
- Abra o menu Iniciar;
- Pesquise por “Configurações”;
- Abra o app “Configurações”;
- Vá em “Windows Update”;
- Clique em “Histórico de atualização”;
- Expanda a seção “Atualizações de Qualidade”;
- Verifique se a atualização KB5055523 ou KB5053656 foi instalada.
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