GeForce RTX 5060 Ti de 8 GB não vendeu uma unidade sequer

A disponibilidade mundial da GeForce RTX 5060 Ti começou nesta quarta-feira (16) com seu lançamento. A GPU, assim como sua antecessora, chega em duas versões: com 8 GB e 16 GB de VRAM. Porém, segundo a Mindfactory, uma das maiores varejistas de hardware de PC da Alemanha e países vizinhos, nem sequer uma unidade da GeForce RTX 5060 Ti 8GB foi vendida até o momento.

Segundo a empresa, no primeiro dia de lançamento, foram vendidas cerca de 105 unidades da RTX 5060 Ti de 16 GB e não havia saído nenhuma unidade de 8 GB. Ainda não houve uma atualização sobre o assunto nesse mercado em específico e, até o momento, não foi divulgado como a GPU tem se saído em outros territórios.

NVIDIA e o problema de pouca VRAM

O lançamento da série RTX 50, em geral, não foi muito bem em diferentes territórios por falta de estoque, preços astronômicos e falta de interesse pelos usuários. Porém a estreia da RTX 5060 Ti tem sido boa no território atendido pela Mindfactory.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A NVIDIA já tem sido conhecida por poupar memória de vídeo em suas placas nas últimas gerações, diferente da rival AMD que tem até GPU de entrada com 16 GB. Isso virou motivo de discussão na comunidade nos últimos anos e até rendeu alfinetadas por parte do Time Vermelho.

Na disputa entre as gerações Ampere e RDNA 2, por exemplo, houve uma diferença considerável de memória de vídeo entre a GeForce RTX 3080 e a Radeon RX 6900 XT. A solução da NVIDIA oferecia somente 10 GB, enquanto a rival contava com 16 GB. Ambas são placas bastante capazes até hoje, mas a RTX já sente algumas limitações pela quantidade reduzida de VRAM em altas resoluções.

O público, ao que tudo indica, pode ter percebido que 8 GB de VRAM já não são suficientes, dependendo da aplicação da placa da vídeo. Muito provavelmente por esse motivo a GeForce RTX 5060 Ti de 8 GB está com dificuldades para desencalhar na varejista alemã.

Veja mais do CTUP:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Rolar para cima