Desde suas primeiras histórias até os tempos atuais, sabe-se que o Homem-Aranha consegue resistir a uma carga muito maior de agressão que um humano comum, assim como sua força também é superior a alguém atlético em seu pico de desenvolvimento físico. E, após anos de especulação, o Escalador de Paredes finalmente confirmou o limite máximo de sua superforça, indicando quantos quilos ele consegue levantar antes de se esgotar.
- Homem-Aranha 4: o que esperar do filme que teve nome e data confirmados
- Homem-Aranha leva 60 anos para criar sua arma mais importante
Atenção para spoilers de The Amazing Spider-Man #1!
A discussão sobre a superforça do Homem-Aranha é um assunto que reacende a cada década, e, desta vez, quem apertou o gatilho para esse debate foi a prévia de The Amazing Spider-Man #1, que chega nesta quarta-feira (9) ao mercado gringo e inicia uma nova fase na vida de Peter Parker.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É claro que, na tradição de início de arco do Escalador de Paredes, um vilão clássico dá as caras — neste caso, Rino. Enquanto o Homem-Aranha se prepara para contra-atacar, agarra um caminhão e o joga na cabeça do vilão. Ao fazer isso, narra: “Isso vai doer. O limite máximo da minha força de aranha.”
Ok, então, atualmente, em 2025, caminhões são, portanto, a coisa mais pesada que o Homem-Aranha pode carregar, se essa afirmação for verdadeira. O veículo em questão parece ser para o transporte de cargas leves, então, estima-se seu peso entree 3.600 kgs e 4.500 kgs.

Com esses números em mente, pode-se concluir que o Homem-Aranha Peter Parker tem um limite atual de sua força máxima até 4,5 toneladas, mais ou menos.
Homem-Aranha pode extrapolar esse limite
Vale destacar que, durante a trama, o Homem-Aranha lança um caminhão contra o Rhino com um de seus ombros parcialmente deslocado, indicando que esse limite pode ser maior quando ele pode fazer o mesmo confortavelmente.
O principal poder do Homem-Aranha não é sua superforça, então faz sentido que os próprios criadores não queiram ou não façam questão de atribuir de maneira precisa, já que não é uma habilidade infalível e primordial para as narrativas de suas tramas.
O que torna essa limitação mais interessante é comparar o que isso causaria no cotidiano de Peter, por exemplo. Enquanto um ser poderoso como o Superman, com força aparentemente infinita, poderia rebater caminhões como moscas, o Homem-Aranha precisa tomar analgésicos depois de usar sua teia para arremessar um único veículo dessa estatura contra um oponente.
Embora o Homem-Aranha pareça ter estabelecido quais são as limitações de sua força, há razões para duvidar que essa afirmação seja precisa em relação ao que realmente é capaz de fazer. No passado, em The Amazing Spider-Man #365, de 1992, Peter levantou uma estação de metrô inteira, a Estação Penn.

Então, embora tenhamos uma definição clara do limite de superforça do Homem-Aranha, tudo ainda vai depender de quem escreve suas histórias. Afinal, nas tramas do Escalador de Paredes, isso só se torna algo interessante quando realmente causa algum impacto narrativo relevante na vida cotidiana de Peter Parker.
Leia a matéria no Canaltech.