A Volkswagen ID.Buzz, também conhecida como Kombi elétrica, foi uma verdadeira febre quando chegou ao mercado — embora no Brasil seja oferecida somente por meio do programa de assinatura da marca. Agora, ela tem uma nova rival: a Kia PV5.
- Quanto custa assinar a Kombi elétrica no Brasil?
- Flagra: Volkswagen Tera será um mini T-Cross com frente de Tiguan
A montadora sul-coreana anunciou nesta sexta-feira (21) o lançamento da van que, além de também ser 100% elétrica, tem um visual ainda mais ousado que o da charmosa oponente da Volkswagen.
A PV5 tem sua estreia global marcada para a próxima segunda (24), data em que será celebrado o Kia EV Day. O evento marcado para Tarragona, na Espanha, porém, não será o último com a “Kombi da Kia” como estrela. Três dias depois (27) haverá um novo encontro, no qual as especificações mais detalhadas, como dimensões, motorização e autonomia das baterias serão, enfim, revelados.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A expectativa maior também fica por conta do preço. Para vencer a disputa com a Volkswagen ID.Buzz, a Kia PV5 precisa ser mais acessível que a Kombi elétrica, que chegou ao mercado com um valor “assustador”, em torno de 70 mil euros (R$ 430 mil, na conversão).







Mais sobre a PV5, “Kombi” da Kia
A Kia ainda não divulgou as especificações exatas da sua versão da “Kombi elétrica”, mas alguns detalhes já são públicos. Um deles é que, assim como a rival da Volkswagen, a van sul-coreana será oferecida em duas versões, uma somente para passageiros e outra para transporte de carga.
O porte também deve ser similar ao da rival, com dimensões entre 4,70 metros e 5 m de comprimento, além de ótimo espaço interno. O teto deve ser elevado na variante voltada para o trabalho, ponto que aumentará a capacidade de levar grandes volumes.
Em termos visuais, a Kia PV5 não deve ser muito diferente do modelo que fez sua primeira aparição na CES 2024. Isso indica que ela terá capô curto, para-brisa mais inclinado e assinatura luminosa marcante, tanto nos faróis dianteiros quanto nas lanternas traseiras.

Por dentro, as fotos já divulgadas no site oficial (que podem não ser fiéis ao design final, é bom frisar) mostram que a PV5 será espaçosa, luxuosa e com bancos similares aos da Kombi elétrica, que giram para deixar os passageiros frente a frente, como em uma sala de estar.
E aí, canaltecher: qual das “Kombis” elétricas você gosta mais: da original, da Volkswagen, ou da novata, da Kia? Comente conosco em nossas redes sociais.
Leia também:
- Qual radar em São Paulo emitiu mais de 50 mil multas em 2024?
- Marca chinesa de carros elétricos fecha as portas no Brasil
- BYD dá desconto gigante para desencalhar carro que vende pouco no Brasil
Vídeo: Chegou a hora dos carros elétricos?
Leia a matéria no Canaltech.