Santander libera alerta de golpe da falsa central no app para empresas

O Santander Empresas reforçou os recursos de segurança do seu aplicativo, informou o banco em primeira mão ao Canaltech nesta quinta-feira (15). Com a atualização, o app para pessoas físicas recebeu um novo alerta para evitar fraudes por ligações, como é o caso do golpe da falsa central telefônica.

O alerta de segurança segue soluções de outras instituições financeiras, como o Bradesco, Itaú e Nubank, para proteger clientes de abordagens feitas por meio de ligações telefônicas. Em nota, a instituição aponta que a novidade chega com intuito de interromper potenciais golpes em andamento

“Antes de continuar a operação, o cliente é questionado se confia no contato e quer continuar no aplicativo. A nova funcionalidade de segurança está à disposição de forma automática na versão mais atualizada do aplicativo”, disse o Santander em nota.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com a o recurso, o app do banco identifica se o cliente está em ligação, incluindo chamadas pelo WhatsApp. Ao fazer uma transação durante uma chamada, uma notificação é emitida para orientar o cliente a permanecer atento às tentativas de fraudes, com dicas de segurança.

Entre as dicas, está o lembrete de que golpistas podem se passar pelo banco em ligações. O aplicativo ainda recomenda a desconfiar de contatos que falam sobre compras suspeitas, solicitando Pix, transferências e a confirmação de dados sigilosos, como senhas, CPF, data de nascimento e afins.

Na notificação, o cliente tem duas opções: sair do aplicativo ou seguir com a transação.

Notificação no app do Santander Empresas visa evitar fraudes por ligações telefônicas (Imagem: Divulgação/Santander)
Notificação no app do Santander Empresas visa evitar fraudes por ligações telefônicas (Imagem: Divulgação/Santander)

Central de segurança

O app do Santander Empresas também ganhou uma central de segurança. Assim como na plataforma para pessoas físicas, o espaço oferece um acesso rápido a funções essenciais para manter a conta segura.

Entre elas, está a opção para controlar usuários da conta e a opção para bloquear o cartão. Também é possível gerenciar limites.

“A Central de Segurança proporcionará melhor experiência para o cliente Santander Empresas, com atributos de proteção reunidos em um único lugar que ajudam a manter a conta segura”, destaca o CISO do Santander Brasil, Leandro Granja

Ambas as novidades estão disponíveis na última versão do aplicativo para Android e iOS.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Celulares mais finos: a evolução que NINGUÉM pediu

 

Leia a matéria no Canaltech.

Rolar para cima